page loader

Sexualidade

Cada vez mais é reconhecida a importância da saúde sexual para a saúde global e o bem-estar do indivíduo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde sexual é um estado físico, emocional, mental e social em relação à sexualidade e não é, meramente, a ausência de doenças, disfunções ou debilidades.

A saúde sexual requer uma abordagem positiva e respeitosa da sexualidade das relações sexuais, tanto quanto a possibilidade de ter experiências prazerosas e sexo seguro, livre de coerção, discriminação e violência. Para se alcançar e manter a saúde sexual, os direitos sexuais de todas as pessoas devem ser respeitados, protegidos e satisfeitos.

A função sexual feminina é multifacetada, é o resultado de uma complexa interação entre fatores fisiológicos, psicológicos e sociais. Esse complexo cruzamento de domínios sociais, psicológicos e biológicos pode ser entendido como a interação de pelo menos quatro fenômenos: desejo, crenças, valores e motivação.

As disfunções sexuais entendem-se por todas as situações em que o indivíduo não consiga concretizar uma relação sexual ou em que esta seja insatisfatória para si e/ou para o seu companheiro. Esta pode caracterizar-se por uma alteração no desejo sexual, na presença ou manutenção da excitação sexual e respostas somáticas à mesma, na capacidade de obter orgasmo, na perturbação dolorosa da função sexual ou na sobreposição de qualquer uma destas alterações. Dada à multiplicidade de fatores envolvidos, recomenda-se avaliação biopsicossocial, de preferência por equipe multidisciplinar.


Especialista: Dra. Glaucia Martins