page loader

Endometriose

Image Carousel

Endometriose: o que é?

Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de endométrio fora do útero. O endométrio é a camada que reveste internamente a cavidade uterina e é renovado mensalmente por meio da descamação durante o fluxo menstrual. Em algumas situações, este tecido, além de ser eliminado em forma de menstruação, volta pelas trompas, alcança e se deposita na cavidade pélvica e abdominal, formando a doença que, por vezes, é de carácter crônico e progressivo.

Quais são as causas?
A principal causa é a menstruação. Quanto mais ciclos menstruais a paciente tiver, maior o risco de ter a doença. Entretanto, ainda não existe compreensão completa sobre a origem da endometriose. Sabemos que existem uma série de fatores imunológicos, genéticos, fatores de crescimento e alterações enzimáticas envolvidas que tornam o endométrio de pacientes portadoras mais susceptível ao desenvolvimento da doença.

Quando devo me preocupar?
Toda a mulher com sintomas de dor pélvica, cólicas intensas no período menstrual ou dor durante e após a relação sexual deve procurar um ginecologista para investigação e tratamento adequado. O diagnóstico é feito por meio da suspeita clínica no exame de rotina e confirmado através de exames de imagem especializados.

Os principais sintomas da endometriose são:

  • Dismenorreia (cólica menstrual)
  • Dores nas relações sexuais com penetração
  • Dores ao urinar e evacuar, especialmente no período menstrual
  • Infertilidade
  • Fadiga
  • Diarreia

Como é o tratamento?
A endometriose é uma doença que pode ter várias apresentações, portanto o tratamento é individualizado e proposto conforme cada situação específica dependendo da idade, do tipo da doença, sintomas e desejo de gravidez da mulher. As principais formas de tratamento são: o tratamento clínico medicamentoso, o tratamento cirúrgico e os procedimentos de reprodução assistida.

Como é a cirurgia de endometriose?
A cirurgia é feita pelo ginecologista, por videolaparoscopia, e consiste em remover todos os focos da doença, independente da localização. A remoção de doença em órgãos não-genitais (ex intestino, bexiga) deve também ser realizada. A cirurgia é delicada, complexa e, por vezes, multidisciplinar (ginecologista, coloproctologista, urologista…) portanto, o melhor momento para a abordagem cirúrgica deve ser avaliado por médico experiente no tratamento da endometriose.