Endometriose é uma alteração ginecológica que acomete cerca de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva.
A endometriose se caracteriza por presença de endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero, fora do seu local habitual. Podemos encontrar endometriose em outros órgãos como trompas, ovários, próprio útero, vagina e intestino, bexiga.
Os sintomas da endometriose podem ser vários. Geralmente apresenta dor cíclica intensa no período menstrual, dor na relação sexual, sangramento menstrual irregular, dor ao urinar, alterações e cólica intestinal. Quase 80% das mulheres tem dificuldade para engravidar e isto acontece por alteração anatômica que a endometriose causa. É importante lembrar que nem todas as mulheres que tem estes sintomas tem endometriose. Por isto devem passar por uma avaliação ginecológica especializada.
O tratamento é multidisciplinar. Significa que há múltiplas ações que devemos realizar para melhorar a qualidade de vida das pacientes. Por isso é importante conhecer os sintomas de quem tem endometriose e assim oferecer o tratamento individualizado a cada paciente. Veja quais são os tratamentos que podem ser oferecidos as mulheres com endometriose:
São implantes da doença quando invadem o peritonio- camada que reveste outros órgãos, como por exemplo intestino e bexiga. Geralmente requerem tratamento cirúrgico mais complexo. É importante lembrar as mulheres com endometriose que devem passar por uma consulta especializada, e o tratamento deve adequar аs suas necessidades individuais.
Especialistas: Dr. Fabio Fin • Dr. Jeferson Mattana • Dr. Lucas Marin Dall Stela • Dr. Luis Guilherme Sanches Soares • Dra. Nayara Gresele