page loader

Câncer de Ovário, um tumor silencioso

Image Carousel


A maioria das massas pélvicas é descoberta incidentalmente, durante a rotina de exames pélvicos. Para afastar ou confirmar a possibilidade de neoplasia maligna, devem ser avaliados os sintomas e sinais clínicos, exames de imagem e marcadores tumorais.

Os sintomas irão depender do volume tumoral no momento do diagnóstico. Em lesões iniciais geralmente são assintomáticas. Entretanto, 75% dos casos de câncer são descobertos em estádios mais avançados. Nesses casos, os sintomas mais comuns são massa abdominaldor abdominal ou pélvica, sensação de peso na barriga, inchaço e perda do apetite.

Infelizmente apesar dos intensos esforços de pesquisa realizados na última década, na direção de melhor detecção e tratamento da neoplasia ovariana, a maioria das mulheres diagnosticadas com essa neoplasia ainda são detectadas em fase avançada. Por este motivo, o tratamento sempre é multidisciplinar.

A grande duvida é qual o melhor momento de operar, e por isso a decisão é em conjunta. Por vezes iniciamos com quimioterapia, em que a paciente faz 3 ciclos e após é encaminhada a cirurgia e na sequencia faz mais 3 ciclos de quimioterapia.

Porém ha muitas variáveis, desde quimioterapia realizada durante a cirurgia a que chamamos de HIPEC. E atualmente há vários estudos moleculares com medicações especificas para o seguimento do tratamento. E com estas novas tecnologias estamos conseguindo aos poucos entendendo melhor a doença e vencer um pouco a cada dia.

Fabio Fin, Cirurgião Oncológico do Instituto Femina